terça-feira, 5 de junho de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA PROMOVE DEBATES LGBT



Durante o mês de Maio, a Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza, promoveu o ciclo de debates sobre Segurança Pública e LGBT. Promovido pelo Grupo de Trabalho de Segurança Pública para LGBT, os encontros que aconteceram na sede da corporação tiveram por objetivo dar continuidade ao ciclo de educação permanente e preventiva em diretos humanos da população LGBT, para os operadores de segurança pública durante o ano de 2012. A última reunião aconteceu dia 30 de maio. Participaram dos encontros guardas municipais de Fortaleza, Caucaia, Eusébio e Maracanaú, além dos policiais militares e civis do Ceará.

Nos encontros foram debatidos além de políticas públicas para a inclusão, as temáticas de população negra LGBT e população de rua LGBT, respectivamente, com seus desafios de abordagem policial à estas especificidades. Para o coordenador do GT, guarda André Luiz, capacitar os agentes para a abordagem deste público é garantir os direitos de cidadania sem preconceitos. “Nos debates construímos uma imagem cidadã, o importante é garantir os direitos de igualdade para o público LGBT e combater a homofobia”, afirma.


Desde 2010, os ciclos de debates vem sendo promovidos para os agentes de segurança e de defesa civil, tornando-se referência no segmento de políticas públicas de Direitos Humanos Nacional. Em janeiro deste ano, André Luiz, servidor da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza participou do Fórum Social Mundial, realizado em Porto Alegre, expondo suas experiências na área de inclusão e capacitação dos agentes para a abordagem LGBT. Também já participou de debates no segmento nas cidades de Salvador, Brasília, Natal, Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário